Habacuque 2

Habacuque 2 2O Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo. 3Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará;
se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não
tardará.



Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Pastor da Comunidade Cristã Terra Fertil em Guadalupe e Pastor presidente do Ministério que atualmente conta com 03 igrejas na cobertura. Atuando no ministério pastoral a 13 anos. Casado com a pastora Ana Paula e pai de Paulo Ricardo e Ana Vitória.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Prudência - um preço a ser pago para manter o azeite.

Tito 2: 1Mas você, Tito, ensine o que está de acordo com a doutrina verdadeira. 2Ensine os mais velhos a serem moderados, sérios, prudentes e firmes na fé, no amor e na perseverança. 3Aconselhe também as mulheres mais idosas a viverem como devem viver as mulheres dedicadas a Deus. Que elas não sejam caluniadoras, nem muito chegadas ao vinho! Que elas ensinem o que é bom, 4para que as mulheres mais jovens aprendam a amar o marido e os filhos 5e a ser prudentes, puras, boas donas de casa e obedientes ao marido, a fim de que ninguém fale mal da mensagem de Deus!6Aconselhe também os homens mais jovens a serem prudentes. 7Você mesmo deve ser, em tudo, um exemplo de boa conduta. Seja sincero e sério quando estiver ensinando. 8Use palavras certas, para que ninguém possa criticá-lo e para que os inimigos fiquem envergonhados por não terem nada de mau a dizer a nosso respeito.9Que os escravos obedeçam aos seus donos e os agradem em tudo! Que não sejam respondões, 10nem roubem os seus donos! Pelo contrário, que eles mostrem que são sempre bons e fiéis em tudo o que fazem. Desse modo, por causa das coisas que eles fizerem, todos falarão bem da doutrina a respeito de Deus, o nosso Salvador.11Pois Deus revelou a sua graça para dar a salvação a todos. 12Essa graça nos ensina a abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e a vivermos neste mundo uma vida prudente, correta e dedicada a Deus, 13enquanto ficamos esperando o dia feliz em que aparecerá a glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo. 14Foi ele quem se deu a si mesmo por nós, a fim de nos livrar de toda maldade e de nos purificar, fazendo de nós um povo que pertence somente a ele e que se dedica a fazer o bem.15Ensine essas coisas e use toda a sua autoridade para animar e também para repreender os seus ouvintes. E que ninguém despreze você!
Significado de Prudência
 Virtude que faz prever e procura evitar as inconveniências e os perigos; cautela, precaução.

PRUDENCIA É UM DOM - uma virtude é um dom.
PRUDENCIA É PREVER O MAL – Contudo precisamos ter simplicidade para evitá-lo.
Prudência é maturidade
Prov 8:5 Você é jovem e sem experiência? Aprenda a ser prudente. Você é tolo? Aprenda a ter juízo.
Prudência é equilíbrio
Prov 11:12 É tolice tratar os outros com desprezo; o homem prudente prefere ficar calado.
Prov 12:16 Quando o tolo é ofendido, logo todos ficam sabendo, mas quem é prudente faz de conta que não foi insultado.
Prudência é obstinação
“O simples dá crédito a tudo; mas o prudente atenta para os seus passos.” (Provérbios 14:15)

Ser prudente não é ser medroso
        2 Timotio 1:7 Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o    Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes.
1 Pedro 4: 7O fim de todas as coisas está perto. Sejam prudentes e estejam alertas para poder orar
Conclusão: “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas.” (Mateus 10:16)
Prudente como a serpente
“Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” (Gênesis 3:1)

Examinando esse texto com cuidado, perceberemos que a principal característica da serpente foi sua capacidade única de reconhecer o mal, ou aquilo que poderia levar a ele. A serpente fez exatamente as perguntas necessárias para afastar a visão da mulher do mandamento de Deus, e para fazer com que esta se voltasse para o seu próprio desejo. A serpente foi astuta quanto a identificar o mal. Guardemos isso por um instante, porque agora precisamos saber o que significa sermos “simples como as pombas”, e para isso precisamos encontrar a primeira menção de uma pomba na Bíblia:
Simples como a pomba

“Depois soltou uma pomba, para ver se as águas tinham minguado de sobre a face da terra; mas a pomba não achou onde pousar a planta do pé, e voltou a ele para a arca; porque as águas ainda estavam sobre a face de toda a terra; e Noé, estendendo a mão, tomou-a e a recolheu consigo na arca. Esperou ainda outros sete dias, e tornou a soltar a pomba fora da arca. À tardinha a pomba voltou para ele, e eis no seu bico uma folha verde de oliveira; assim soube Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra. Então esperou ainda outros sete dias, e soltou a pomba; e esta não tornou mais a ele.” (Gênesis 8:8-12)

A pomba, nesse texto, teve um comportamento simples; ela só pousou quando achou terra seca. Seu comportamento era tão simples e direto que Noé identificou imediatamente que o fato da pomba não haver retornado significava que tinha encontrado pousada. Assim, a simplicidade da pomba, no contexto bíblico, está em fazer sua morada em terra firme.

Assim entendemos como podemos ser prudentes e simples ao mesmo tempo — basta ser prudente ou simples para coisas diferentes. Assim, devemos ser prudentes quanto ao mal, ao identificar o mal, para fazermos o bem; e simples quanto ao bem, para identificar o bem na “terra firme” da palavra de Deus, de modo que esta nos guarde do mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário